Florais de Bach

Os Florais de Bach são essências energéticas extraídas de flores e tem como objetivo equilibrar nossas emoções, sentimentos e pensamentos.

São assim denominados em homenagem ao seu criador, Edward Bach, médico inglês, que nos anos 20 e 30 identificou os estados mentais e emocionais negativos e descobriu uma essência floral para cada um.

Os florais nos ajudam a encontrar o lado positivo dentro de nós mesmos, resgatando a força pessoal e rompendo os obstáculos que nos impedem de desenvolver e de viver nossa vida de uma maneira equilibrada.

Assim como outras terapias naturais, os Florais de Bach exercem o seu efeito tratando a pessoa e não a doença; a causa e não o efeito. São indicados através das características de cada personalidade e do estado mental ou emocional apresentado.

São 38 essências florais, classificadas por Bach em 7 grupos de estados emocionais ou mentais, da seguinte forma:

1.Para o medo; (Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Aspen, Red Chesnut)

2.Para a incerteza; (Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam, Wild Oat)

3.Para a falta de interesse pelas circunstâncias atuais;(Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Chestnut Bud, Mustard)

4.Para a solidão; (Water Violet, Impatiens, Heather)

5.Para a sensibilidade excessiva a influências e opiniões; (Agrimony, Centaury, Walnut, Holly)

6.Para o desalento ou desespero; (Larch, Pine, Elm, Sweet Chesnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Creb Apple)

7.Para a excessiva preocupação com o bem-estar dos outros; (Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water)

Além dos 38 Florais de Bach existe o Rescue Remedy, floral emergencial de Bach que resgata e restabelece o equilíbrio. É a combinação de cinco essências florais: Impatiens (para a agitação, a tensão e a irritabilidade que provoca dor ou nervosismo), Clematis (para a sensação de tontura, desmaio e confusão mental), Cherry Plum (para o sentimento de perda de controle, a histeria), Star of Bethlehem (para aliviar os efeitos do choque) e Rock Rose (para o medo extremo, terror e pânico).

Os Florais de Bach podem ser usados por via oral, tópica ou em spray no meio ambiente. O frasco de tratamento é preparado com água mineral, as essências florais escolhidas e conhaque ou vinagre de maçã como conservante. Edward Bach preconizava o uso de até 6 essências no mesmo frasco, na posologia de 4 gotas 4 vezes ao dia.

As essências florais não são medicamentos, fitoterapia ou homeopatia, pois não são produzidos a partir do princípio ativo das plantas. Portanto, não possuem contra-indicações e não apresentam efeitos colaterais.

Os Florais de Bach podem ser utilizados como tratamentos complementares, mas não substitui o tratamento médico convencional.

Anúncios

Um comentário em “Florais de Bach

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s