Fitoterapia

A fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes formas (chás, tinturas, cápsulas, xaropes, banhos, compressas, pomadas, cremes, entre outras).

As plantas medicinais possuem princípios ativos responsáveis por seus efeitos. Na maioria das vezes, uma planta apresenta mais de um princípio ativo, o que lhe confere diversas propriedades medicinais. No entanto, geralmente, um grupo de substâncias ativas determina sua ação principal, de forma que uma planta medicinal, mesmo possuindo diversas propriedades, sempre apresentará uma que se sobressai.

Por esta razão, a indústria farmacêutica, percebeu que seria possível isolar estes ativos e fabricá-los em larga escala, dessa forma, surgiram muitos medicamentos conhecidos, como o ácido acetilsalicílico, ativo antiinflamatório e analgésico que foi isolado da casca da Salix alba (salgueiro).

A fitoterapia pode tratar inúmeras doenças, mas é especialmente eficaz no combate às mais simples e comuns, como insônia, ansiedade, gripes e resfriados, tosse, problemas digestivos, cólicas menstruais etc. No tratamento de doenças graves e/ou crônicas, a fitoterapia deve ser associada a outras terapêuticas, tanto para melhorar os seus próprios sintomas como para reduzir os efeitos colaterais. Pode ser utilizada, ainda, por qualquer pessoa para atingir um equilíbrio do organismo e evitar o surgimento de doenças.

Deve-se estar atento à qualidade e origem das plantas medicinais. O ideal é conseguir um fornecedor confiável ou comprar numa farmácia conceituada. A questão do preparo também deve ser levada em consideração.

Por fim, o uso indiscriminado de plantas no tratamento de doenças deve ser visto com mais atenção pelas pessoas. Plantas aparentemente inofensivas e utilizadas como medicamento são comprovadamente perigosas dependendo da forma com que são administradas. Em caso de dúvida, procure a ajuda de um profissional.

Anúncios

Um comentário em “Fitoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s