Massoterapia

Massoterapia é o tratamento realizado através da massagem. Atualmente existem muitas escolas de massagem, mas as principais são as que deram origem às novas correntes: a massagem sueca, a chinesa (Tui-na) e a japonesa (Shiatsu). A massagem sueca é a principal escola de massagem do ocidente e a mais utilizada.

A massagem atinge seus objetivos principalmente pela influência sobre a circulação sanguínea e linfática; melhora o aporte de oxigênio e nutrientes aos tecidos; estimula a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos; regula o tônus muscular, relaxando o músculo quando ele está tenso ou aumentando o seu tônus quando está flácido; alivia a dor; melhora a flexibilidade; estimula os movimentos peristálticos do intestino; provoca um aumento da quantidade de urina.

O toque, por si mesmo, possui um imenso valor terapêutico e transmite uma mensagem imediata de apoio e aceitação, além de proporcionar aumento da autopercepção corporal.

Benefícios adicionais ocorrem com o relaxamento, essencial para combater muitos estados emocionais. Além disso, os efeitos calmantes da massagem podem ser intensificados pelo acréscimo de óleos essenciais (Aromaterapia).

Um efeito indireto, mas relevante, é a estimulação do sistema nervoso autônomo, que, por sua vez, melhora a produção de secreções glandulares e o funcionamento orgânico. Outra resposta significativa à massagem é a produção e circulação de endorfinas, que aliviam o estresse, melhoram a qualidade do sono e promovem uma sensação geral de bem estar.

Embora uma simples massagem seja muito agradável, seus efeitos são cumulativos e um tratamento completo e regular traz os maiores resultados. Mesmo que você não tenha nenhuma doença, é possível sentir os benefícios de uma sessão de massoterapia, através da prevenção de desequilíbrios – físicos, mentais, emocionais e energéticos; do relaxamento e da sensação geral de bem-estar e harmonia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s