Aromaterapia

Aromaterapia é a utilização dos óleos essenciais das plantas como recursos terapêuticos para as mais variadas doenças e desequilíbrios físicos, emocionais, mentais e energéticos.

Óleos essenciais são substancias naturais presentes em diversas partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, galhos, frutos, rizomas), responsáveis por seus odores aromáticos.

Muitas são as formas de se utilizar este recurso: através de difusores de ambiente, compressas, cremes, óleos de massagem, acrescentando na água do banho, entre outras.

Não confunda: aromaterapia não é apenas o uso de aromas agradáveis, que muitas vezes são sintéticos ou adulterados, usados de forma aleatória sem atender as necessidades físicas e/ou psicológicas.

Os óleos essenciais empregados na aromaterapia são extratos altamente concentrados, voláteis, 100% puros, desprovidos de quaisquer corantes ou conservantes, obtidos pelos processos de destilação a vapor, extração por solvente ou por pressão.

São compostos formados por várias substâncias químicas – como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, hidrocarbonetos, etc – que são absorvidos através da pele ou respiração e ao penetrar na corrente sanguínea promovem mudanças químicas no organismo, resultando em ações terapêuticas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s