Florais de Bach: tire as suas dúvidas

Os florais de Bach são essências energéticas extraídas de flores e tem como objetivo equilibrar nossas emoções, sentimentos e pensamentos.

Foi Edward Bach, médico inglês, que nos anos 20 e 30 identificou os estados mentais e emocionais negativos e descobriu uma essência floral para cada um.

São 38 essências florais, indicadas para estados emocionais e mentais específicos como medo, desânimo, preocupação excessiva, ansiedade, cansaço, agitação, impaciência, raiva, mágoa, etc.

Como funcionam os Florais de Bach?

Assim como outras terapias naturais, os florais de Bach exercem o seu efeito tratando a pessoa e não a doença; a causa e não o efeito.

Os florais não são utilizados diretamente para queixas físicas, e sim para o estado de preocupação, irritabilidade, desesperança, etc. Eles atuam especificamente na condição emocional ou mental da pessoa.

São indicados através das características de cada personalidade e do estado mental ou emocional apresentado.

Não é necessário estar doente fisicamente para se beneficiar dos florais de Bach. Muitos de nós passamos por períodos de dificuldade e cansaço, quando o negativismo pode se instalar, e nestes momentos os florais de Bach são fundamentais, restaurando o equilíbrio antes que os sintomas físicos apareçam.

Os Florais de Bach possuem efeitos colaterais ou contra-indicações?

As essências florais não são medicamentos, fitoterapia ou homeopatia e não possuem contra-indicações.

Os florais de Bach são completamente seguros, não apresentam efeitos colaterais, nem causam dependência. Sua ação é suave e podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, desde bebês recém nascidos até idosos.

Os florais de Bach são muito eficazes com bebês e animais.

Podem ser tomados mesmo se você estiver fazendo tratamento com outros remédios, tanto alopáticos como homeopáticos, pois eles não interagem com nenhuma medicação, não interferindo em nenhum tratamento.

Mas atenção: os florais de Bach não substituem o tratamento médico convencional.

Rescue Remedy

O Rescue Remedy é um floral emergencial de Bach que resgata e estabelece o equilíbrio.

É a combinação de cinco essências florais: Impatiens (para a agitação, a tensão e a irritabilidade que provoca dor ou nervosismo), Clematis (para a sensação de tontura, desmaio e confusão mental), Cherry Plum (para o sentimento de perda de controle, a histeria), Star of Bethlehem (para aliviar os efeitos do choque) e Rock Rose (para o medo extremo, terror e pânico).

O Rescue é especialmente usado em emergências. Se você recebeu uma notícia ruim, um aborrecimento familiar, se você estiver com medo, confuso ou até em pânico, o Rescue vai ajudar a encarar a situação com uma atitude mental mais equilibrada. Pode ser tomado também antes de um evento estressante, por exemplo, antes de fazer um exame ou uma entrevista de emprego, o Rescue vai reduzir seu medo e nervosismo.

Como são feitos os florais de Bach?

As flores delicadas são preparadas usando o método solar, quem envolve colocar a flor em água pura por três horas, sob luz solar direta. Plantas que florescem quando o sol está fraco, são geralmente preparadas pelo método de ebulição, fervendo as partes da planta durante meia hora em água pura. Em ambos os casos uma vez que o calor tenha transferido a energia das flores para a água, a água energizada é misturada com igual quantidade de conhaque. Essa mistura é a tintura mãe.

A tintura-mãe é posteriormente diluída para fazer o floral stock que você encontra nas lojas. O Dr. Bach ensinou seus assistentes como fazer os florais. Até 1991, o Bach Centre preparava, diluía e envasava seus próprios florais, em Mount Vernon, e enviava-os às lojas de todo o mundo. Mas a demanda mundial cresceu e o Bach Centre foi incapaz de manter-se. Desde então uma empresa independente, chamada Nelsons, é responsável por este processo. Isso deixou o Bach Centre livre para se concentrar na educação e na prestação de ajuda e aconselhamento para aqueles que necessitam, ele supervisiona a preparação dos florais para se certificar que tudo está como Bach ensinou.

Como são utilizados os florais de Bach?

Você pode usar o frasco stock do floral para o tratamento ou em alguma situação específica. Pingar 2 gotas do floral stock em um copo de água ou diretamente na boca e tomar por um período ou por um dia todo. Se for utilizar o Rescue Remedy, são indicadas 4 gotas, da mesma forma.

Se você necessita de mais de uma essência floral você pode usar um frasco de tratamento ou fórmula floral de tratamento. O frasco de tratamento é uma diluição do frasco stock e é preparado em um vidro âmbar, com água mineral, conhaque de uva ou vinagre de maçã como conservante e as gotas do stock. Colocar 2 gotas de casa essência floral escolhida ou 4 gotas se desejarmos fazer o frasco de tratamento do Rescue Remedy. Bach preconizava o uso de até 6 essências florais no mesmo frasco de tratamento, na posologia de 4 gotas, 4 vezes ao dia, se necessário usar até mais vezes ao dia.

Os florais de Bach também podem ser usados topicamente, em banhos, compressas e cremes, ou em spray no meio ambiente.

Dr. Edward Bach

Edward Bach nasceu no dia 24 de setembro de 1886, em Moseley, Inglaterra. Cresceu mostrando grande amor pela natureza e um interesse especial em aliviar o sofrimento humano.

Estudou medicina na Universidade de Birmingham e no Hospital University College, em Londres. Trabalhou como patologista e bacteriologista no London Homeopathic Hospital, onde tomou conhecimento da obra de Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia. Bach combinou os princípios da homeopatia com seus conhecimentos da medicina ortodoxa e desenvolveu os sete Nosódios de Bach, (vacinas orais, baseadas nas bactérias intestinais que purificavam o trato intestinal com ótimos efeitos para o estado geral de saúde do paciente e também para os casos de condições crônicas).

Dr. Bach abriu um laboratório em Crescent Park e um consultório na Harley-Street, também um ambulatório para pessoas pobres em Nottingham Place. Nesta época ele já possuía reconhecimento e sucesso profissional, era famoso por suas pesquisas e descobertas como os seus nosódios, (que são utilizados até hoje).

Era um renomado bacteriologista, mas estava insatisfeito com a medicina ortodoxa, pois esta não tratava das causas das doenças e sim dos sintomas. Dr. Bach também buscava um meio de substituir suas vacinas, as quais utilizavam bactérias, por um método mais natural, suave e puro, talvez através de plantas.

Em 1930, Dr. Bach se encontrava no auge de sua carreira, mas resolveu abandonar tudo para dedicar-se inteiramente ao estudo dos diferentes tipos de personalidade humana e à busca de plantas curadoras específicas. Ele vendeu o seu consultório e seu laboratório em Londres e foi morar no País de Gales.

Em Gales, e com a ajuda de Nora Weeks, ele encontrou e preparou os florais de Bach. Mudou-se para Mount Vernon, uma pequena casa em Oxfordshire, Sotwell em 1934 e dois anos depois acreditava que o seu trabalho estava totalmente completo e concluído, tinha certeza que não eram necessários outros florais de Bach. Seus 38 florais cobriam todos os aspectos da natureza humana e todos os estados mentais negativos que acompanhavam as doenças. No dia 27 de novembro de 1936, com 50 anos de idade, Bach teve uma parada cardíaca e morreu dormindo.

A Fundação Dr. Edward Bach

A Fundação Dr. Edward Bach, também conhecida como Bach Centre, funciona em Mount Vernon, na Inglaterra, onde o Dr. Bach viveu os últimos anos da sua vida.

Antes de partir o Dr. Bach confiou a sua obra a Nora Weeks e Victor Bullen, e deixou claras instruções sobre como ela deveria ser levada adiante. ‘A nossa obra’, escreveu ele a Victor, ‘deve aderir firmemente à simplicidade e à pureza deste método de cura’.

Os atuais diretores da Fundação Dr. Edward Bach, John Ramsell, Judy Howard e Stefan Ball, também seguem o seu desejo a este respeito. A Fundação se dedica a respeitar e manter a pureza da obra do Dr. Bach, com o compromisso de manter a simplicidade e a completude do seu sistema.

Desde 1991, quando foram lançados os programas de educação e registro da Fundação Bach, o foco principal do Bach Centre tem sido a educação. O curso é oferecido em mais de vinte países ao redor do mundo para garantir que a formação oferecida é da mais alta qualidade, e reflete o sistema original estabelecido pelo Dr. Bach.

O “Programa Internacional de Educação dos Florais de Bach” é o único curso reconhecido pela Fundação Dr. Edward Bach e é promovido em mais de 20 países, formando Practitioners Registrados na Fundação Bach (BFRP). No Brasil o curso é oferecido por meio do Instituto Dr. Edward Bach, com sede em Campinas/ SP.

Practitioner significa educador e facilitador de cura. Trabalhando com altos padrões profissionais, apoiando e promovendo a credibilidade e a seriedade do método do Dr. Bach, ele deve mostrar ao cliente que cada um é responsável pela própria cura, cada um tem o poder de curar-se, ajudando a descobrir as essências florais de Bach que ele necessita.

Para maiores informações:

http://institutobach.com.br

http://bachcentre.com

Os Remédios Florais do Dr Bach – Incluindo o “Cura-te a ti mesmo”. Edward Bach. Editora Pensamento.

Teoria Floral do Dr Bach – Teoria e Prática. Machthild Scheffer. Editora Pensamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s