Os 38 Florais de Bach

1 – AGRIMONY

Indicado para pessoas alegres, bem humoradas, divertidas, que estão sempre sorrindo, porém em seu interior, escondem um tormento, um conflito, uma tortura interna. Possuem pensamentos agitados que geram inquietude à noite. Não gostam de estar sós, por isso costumam buscar companhia para, desta forma, esquecer e escapar de suas preocupações. Muitas vezes recorrem ao álcool e drogas para fugir de sua angústia. Esta angústia é localizada como um nó na garganta, coração opresso e sensação de tensão no estômago. São pessoas ansiosas.

O floral traz paz, tranqüilidade e otimismo, possibilitando que esta pessoa compartilhe seus problemas com honestidade para consigo mesma e para com os outros.

2 – ASPEN

É indicado para medos vagos, de origem desconhecida, que podem ocorrer tanto de noite como de dia. As pessoas, que precisam de Aspen, podem ter presságios, ansiedade e apreensão, medo do próprio medo, pesadelos, inclusive aqueles em que se acorda transpirando aterrorizado, e se tem medo de dormir novamente, mesmo não lembrando do que sonhou. Medo do sobrenatural, inexplicável, geralmente acompanhado de tremor e suor. Ideal para crianças que tem medo do escuro, ou pesadelos após assistirem um filme de terror.

Este floral traz grande coragem para acalmar o medo e confiança para vivenciar experiências e aventuras.

3 – BEECH

Para pessoas críticas, arrogantes e intolerantes. Julgam e acusam os outros, mas não têm a capacidade de se colocar na posição da outra pessoa. Irritam-se com os hábitos, gestos e manias dos outros. Possuem tensão no maxilar, costumam apertar ou ranger os dentes, bruxismo.

O floral Beech ajuda os que são desta natureza a pôr-se por um momento no lugar do outro, traz tolerância, aceitação das diferenças nos outros e desejo de ajudar.

4 – CENTAURY

Floral feito especialmente para aquelas pessoas que não sabem dizer “NÃO”. São pessoas que se colocam sempre em último plano, fazendo as vontades dos outros. Muitas vezes são explorados, pois os outros se aproveitam de sua bondade. São facilmente dominados e manipulados por personalidades fortes. Submetem-se aos outros por causa da grande necessidade de serem queridos, de agradar. Tem pouco amor próprio e não costumam manifestar suas opiniões, considerando que as que valem são as dos outros.

Centaury traz para pessoas desse tipo força de vontade e discernimento para saber quando servir.

5 – CERATO

São pessoas que não confiam na própria opinião, por isso estão sempre pedindo confirmação e a opinião dos outros. Sua tendência é imitar os outros. Parecem pessoas tolas (embora não sejam) porque estão sempre perguntando aos outros o que fazer. Atormentam os outros com suas perguntas. Estas pessoas sabem decidir, mas não confiam nas decisões. Não sabem ouvir sua voz interior, são inseguras, sugestionáveis, vacilantes e volúveis.

Cerato ajuda a pessoa a confiar na sua própria opinião, não depender da opinião dos outros.

6 – CHERRY PLUM

É a essência para o medo de perder o controle. Medo de enlouquecer, de fazer coisas terríveis como matar ou até mesmo se suicidar. Quando a pessoa sente que vai explodir, chegando ao desespero, à beira de um colapso nervoso. Impulsividade muitas vezes repentina, violenta e assassina. É o floral para pessoas impulsivas, que agem antes de pensar. Possuem tensão interior e compulsões. É para todo tipo de perda de controle: sobre os esfíncteres, sobre a alimentação, sobre os ímpetos de raiva, sobre a violência ou sobre a conduta irracional.

Cherry Plum traz coragem, calma e tranqüilidade, torna a pessoa capaz de manter a sanidade, apesar de torturas físicas ou mentais; por exemplo, um prisioneiro de guerra, uma vítima de sequestro.

7 – CHESTNUT BUD

Para aqueles que repetem sempre os mesmos erros por não aprenderem com a experiência. Para problemas de aprendizagem e para auxiliar na memória. São pessoas pouco observadoras, pouco reflexivas e superficiais. Para pessoas que, por pressa, não prestam muita atenção, passando rapidamente de uma coisa para outra sem se aprofundar em nenhuma.

O floral traz paciência, calma e capacidade de aprender e utilizar experiências passadas.

8 – CHICORY

Personalidades possessivas, egoístas, controladoras e ciumentas. Fazem-se de vítimas. Controlam o parceiro, amam de forma egocêntrica, possessiva, egoística tanto consciente como inconscientemente. São exigentes e apegados a idéias, sentimentos, objetos e pessoas. Têm dificuldade para se desprender. São intrometidos, sempre tem algo para sugerir, criticar ou modificar. Briguentos. Ofendem-se com facilidade e adoram fazer chantagem emocional.

O floral traz altruísmo, amor incondicional e reconhecimento do direito dos outros à independência.

9 – CLEMATIS

É o tipo sonhador. Está sempre pensando em outra coisa, por isso não presta atenção no que acontece ao seu redor. Distraído, tropeça quando anda, vive se machucando por não estar atento, tem sono excessivo. Para os que estão desligados da realidade. Preferem ficar sozinhos, evitam dificuldades, fugindo das situações. São desatentos, ausentes, estão mais no futuro do que no presente.

Esta essência traz confiança em relação ao futuro, deixa a pessoa alerta e interessada pelas coisas. Traz a pessoa para a Terra, ou seja, deixa-a com “os pés no chão”.

10 – CRAB APPLE

É o floral para sentimentos de sujeira, de impureza. Sentimento de estar mental, emocional e fisicamente impuro ou inaceitável. Autocensura. É o purificador do sistema Bach. Pessoas assim podem ser muito orgulhosas do lar e extremamente exigentes com respeito à higiene em geral. Preocupam-se muito com a aparência e podem ser tímidas. Por causa de sua mania de limpeza, acarretam medos de se contaminar. Possuem medo de bactérias, insetos, comida estragada, tudo o que pode causar infecção. Há também aqueles que têm uma mania obsessiva por limpeza, esfregando repetidas vezes as mãos com sabão, ou tomando vários banhos por dia.

O floral Crab Apple, por ser purificador, pode ser utilizado com eficácia em quem sofre de acne, espinhas, manchas de pele, tosse nervosa ou crônica, rinites, resfriados, febres, intoxicações, sinusite ou em qualquer outro tipo de descarga corporal. Pode ser utilizado nas pessoas que se desesperam porque se sentem sujas, ou porque não conseguem cumprir o seu ideal de limpeza, de ordem e detalhismo.

O floral traz reconhecimento da beleza interior de tudo e discernimento. É o remédio que limpa a mente e o corpo. Combate a poluição e a contaminação. Para uso interno e externo.

11 – ELM

É para pessoas que se sentem sobrecarregadas com suas responsabilidades. Há uma sensação de que não vão conseguir realizá-las, aliás, não sabem nem por onde começar e acabam se desanimando, porém esta sensação é temporária e apesar de existir, a pessoa consegue realizar suas tarefas. Elm é bom para situações momentâneas que exigem muito da pessoa, quando se sentem esgotadas ou em crise, devido às pressões da situação.

O floral traz determinação para cumprir suas obrigações, autoconfiança e reconhecimento de suas habilidades pessoais.

12 – GENTIAN

Este é o floral da Fé. Para pessoas pessimistas, que se desencorajam e desanimam, ficando até mesmo deprimidas, quando surge algum obstáculo em seus planos. Essa depressão é devida a uma causa conhecida! Pessoas do tipo Gentian desanimam com facilidade por falta de fé.

O floral traz Fé, confiança, otimismo, perseverança e a convicção de que será bem sucedido.

13 – GORSE

Gorse é utilizado quando a pessoa já perdeu todas as esperanças e desistiu de lutar. Quando se acredita que não há mais nada o que se fazer, por isso é melhor desistir mesmo. Para os resignados, entregues, pessoas em que a falta de expectativa de vida dá lugar à desesperança.

O floral traz esperança e otimismo e perseverança, apesar das derrotas.

14 – HEATHER

Para pessoas centradas em si mesmas. Falam sem parar de seus problemas, sem escutar os dos outros. Não sabem ouvir, querem apenas falar delas mesmas, de todos seus problemas diante de uma platéia para ouvi-las. “Grudam” nas pessoas, tornando- se inconvenientes, e os outros têm dificuldade de se livrar delas. Pessoas do tipo Heather absorvem a energia dos outros. Não gostam de estar sós, são carentes, querem atenção para si. Costumam falar muito perto, puxar as pessoas pela roupa ou pelo braço, “prendem” as pessoas, para que as mesmas não fujam enquanto estão falando. São egocêntricas.

O floral traz atenção e cuidado com os outros, autodisciplina e altruísmo.

15 – HOLLY

Este floral é para os casos de inveja, desconfiança, ira, ódio e ciúmes em relação a outras pessoas. Os ímpetos de cólera. Pessoas do tipo Holly podem sentir tanta raiva, que chegam a se descontrolar, quebrando coisas, gritando, destruindo tudo. Há também aquelas que ficam com todo este ódio contido, possuindo assim uma enorme tensão reprimida. Este floral é utilizado para ciúmes, quando, por exemplo, o filho ganha um irmãozinho e não se conforma de não ter mais a atenção apenas para si. É para pessoas que vivem se queixando das outras por inveja, ciúmes e acabam sentindo raiva das mesmas. Sentimentos de vingança. Agressividade.

O floral Holly é um verdadeiro antídoto para o ódio.Traz relaxamento, compreensão, generosidade, tolerância, amor e perdão.

16 – HONEYSUCKLE

Este é o floral para aqueles que vivem no passado. Pessoas nostálgicas, saudosas e cheias de lembranças. O tipo Honeysuckle tem dificuldade de aceitar o presente, chegando a perder o interesse pelas circunstâncias atuais. Este remédio é de grande ajuda para viúvas, órfãos, pessoas que fracassaram nos negócios e, especialmente, no caso de pessoas mais velhas obrigadas a viverem sozinhas.

O floral traz aceitação e compreensão do passado, perseverança e contentamento.

17 – HORNBEAM

É o floral para a sensação de “Segunda-feira de manhã”. A pessoa sente-se farta de levantar-se todas as manhãs para dar início à rotina. É um cansaço por esgotamento devido ao excesso de desgaste mental. Para pessoas que vivem adiando, que acham difícil começar. Sensação de peso na cabeça. Pessoas estressadas, que ficam irritadas por estarem cansadas. Para pessoas que, por acumular estímulos mentais demais, não conseguem digeri-los, e que se sentem tão confusas que não conseguem se levantar pela manhã. Sentem falta de energia física e mental, sentem que não tem força para aguentar o dia-a-dia devido ao cansaço.

O floral traz confiança em sua capacidade de lutar, vitalidade, perseverança e resistência.

18 – IMPATIENS

O próprio nome já diz: Impaciência. São apressadas, vivem correndo, pensam rápido, falam rápido, não suportam esperar, principalmente quando estão dialogando com alguém de ritmo mais lento. Isso as deixa irritadas. Possuem muita energia e vivem num ritmo acelerado. Costumam depender do relógio, embora sem necessidade, temendo perder a hora. Precisam de tudo imediatamente. O corpo exige que se movimentem, por isso não conseguem ficar paradas. Roem unhas, apresentam tiques nervosos e gestos nervosos e inquietos como: coçar a cabeça, estalar os dedos, balançar a cadeira, gesticular, bater com os dedos no tampo da mesa. São tensas física e mentalmente. Preferem trabalhar sozinhas a ter de esperar pelos outros.

O floral traz capacidade de cooperação, paciência e calma mental, relaxamento e tolerância.

19 – LARCH

Para pessoas que têm sensação de inferioridade, falta de confiança em si mesmas. Não valorizam a própria capacidade. Admiram as outras e se acham incapazes de fazer as mesmas coisas, por isso não tentam. Sentem-se fracassadas e ficam observando o êxito alheio. Falta-lhes autoestima.

O floral traz confiança nas habilidades pessoais e disposição para tentar.

20 – MIMULUS

Este floral é para o medo por motivos conhecidos, ou seja, medos específicos como: andar de avião, dirigir, se expor ao público, medo de doenças, do futuro, da dor, etc… Normalmente o tipo Mimulus são pessoas tímidas, que facilmente ficam coradas. São medrosas, reservadas e retraídas. São sensíveis ao frio, ao barulho, aos gritos, às agressões, aos conflitos e se assustam à toa. Pessoas que dão risadas nervosas e que têm dificuldade para falar. Manifestações psiconeurovegetativas de medo: suor, taquicardia, tensão, inibição para falar, gagueira, etc. Têm medo de ficar sozinhas e quando têm companhia ficam nervosas e tímidas.

O floral traz autoconfiança, vontade de aceitar desafios, correr riscos e coragem.

21 – MUSTARD

Esta essência é para pessoas que são tomadas por uma “onda de tristeza”, ou seja, começam a sentir-se deprimidas, profundamente melancólicas, mas sem nenhum motivo aparente. Este sentimento vem do “nada” e é cíclico: assim como vem, desaparece, mas causa muito desânimo em quem sofre dele. A pessoa sente vontade de isolar-se do resto do mundo, sente-se à mercê de uma força sinistra que julga ser mais forte que ela mesma, como se fosse prisioneira desta sensação, sem conseguir libertar-se.

O floral traz serenidade interior, alegria serena, estabilidade e paz inabalável.

22 – OAK

São pessoas que trabalham excessivamente e, mesmo cansadas e sem energia, arranjam força para terminar o que começaram. São batalhadoras, não desistem e não descansam, por piores que sejam as condições em que se encontrem. São corajosas, esforçadas e têm um forte senso de dever. São responsáveis, confiáveis e, em determinados momentos, se sentem esgotadas, mas não relaxam e continuam a lutar sem esmorecer. Costumam estar sobrecarregadas de trabalho e sempre acham que ainda podem fazer mais. Tornam-se cansadas e esgotadas por todo esse trabalho e não se permitem momentos de descanso.

O floral faz com que essas pessoas comecem a perceber quando estão cansadas e se permitem descansar.

23 – OLIVE

Olive é o floral revitalizante. É a essência que traz energia. Para esgotamento total, mental e físico. Indicado às pessoas que estão cansadas e se sentindo exaustas. Quando as pessoas chegam em seu esgotamento total e não têm força nem para levantar o braço. É útil nos casos de grande fadiga física e mental, quando não há mais reserva de energia. Olive é bom depois de um dia cansativo, ou quando se tem que estudar por muitas horas para uma prova e também quando se está realizando um trabalho cansativo e estressante.

O floral traz paz de espírito, confiança que a vida providenciará a força necessária, energia física e psíquica, além de regenerar a vitalidade.

24 – PINE

Este floral é para todo o tipo de culpa, real ou imaginária. As pessoas do tipo Pine pedem desculpas por tudo, pelos seus erros e pelos erros dos outros. Alimentam uma autocondenação e um complexo de culpa tão grande, que se tornam muito autocríticas, se enxergam como “pecadoras” e, em algumas situações, mesmo que tenham agido contra elas, causando- lhes mal, estas acreditam que isso é uma forma de castigo, porque elas realmente se consideram culpadas. Pedem desculpas, até mesmo por ficarem doentes. Por assumirem culpa por tudo, podem ser usadas como “bode expiatório” de coisas que não fizeram. Faltam-lhes amor próprio e autoestima.

O floral traz reconhecimento do valor próprio, liberação da sensação de culpa pelo erro dos outros e julgamento sadio.

25 – RED CHESTNUT

Pessoas com preocupações exageradas, em relação a seus entes queridos, devem utilizar esta essência. Estas pessoas temem o pior e vivem num estado de ansiedade em relação aos que amam, sempre temendo uma desgraça. Costumam ser super protetoras e cheias de medos, atrapalhando a vida dos familiares, por interferirem em sua liberdade e individualidade. Bach dizia que este tipo de preocupação excessiva com uma pessoa doente retarda o processo de cura da mesma, portanto, segundo ele, Red Chestnut deve ser usado tanto para a pessoa doente quanto para seus familiares.

O floral traz confiança nos outros, calma em qualquer emergência e capacidade para cuidar dos outros sem ansiedade e enviar pensamentos de coragem e proteção para os mesmos.

26 – ROCK ROSE

Para os casos de medo extremo, pânico e terror absoluto, a ponto da pessoa ficar paralisada. A pessoa pode transpirar, tremer e sentir taquicardia, tamanho o medo. Pode-se sentir também um peso na boca do estômago, um desconforto enorme interior, que muitas vezes não é percebido exteriormente pelos outros. Este medo pode ser irracional, mas também pode ser originado por um trauma, ou por testemunhar um acidente. Rock Rose é bom para quando se tem medos noturnos ou pesadelos, tanto em crianças como em adultos.

O floral tranquiliza e fortalece os nervos, traz coragem, bravura e ação com coragem.

27 – ROCK WATER

Pessoas rígidas, de idéias inflexíveis, fixas e radicais. Possuem conceitos morais extremamente perfeccionistas. Buscam ser exemplo para os outros. São fanáticas, costumam fazer parte de seitas religiosas ou regimes alimentares rigorosos. Quando discutem sobre religião, política, filosofia, são inflexíveis e radicais, ignorando tudo mais que não se enquadre em suas convicções. Devido a sua rígida disciplina interior, deixam de curtir e desfrutar os prazeres da vida. Se auto sacrificam, se reprimem, se martirizam e não permitem que nada interfira em seus objetivos. Sua rigidez se apresenta no nível muscular como nas juntas e articulações, refletindo sua rigidez mental. Costumam sofrer de artrose e de problemas na coluna.

O floral traz relaxamento, idealismo com flexibilidade, vontade e capacidade de desfrutar a vida em cooperação com os outros.

28 – SCLERANTHUS

Este é o floral para indecisão. Pessoas que, não conseguem se decidir, são hesitantes, sofrem muito quando têm que decidir entre duas coisas. Até mesmo o estado de humor é instável, estão superalegres e de repente se tornam tristes,  o que mostra um desequilíbrio. Estão sempre, oscilando e vacilantes. O tipo Scleranthus sofre, pois sua indecisão se torna uma tortura, tem dificuldade até para escolher que roupa usar, pois se houver várias possibilidades, fica paralisado em sua indecisão.

O floral é ótimo para todos os tipos de tremores e também para pessoas que sentem dores que “andam” pelo corpo. Este remédio traz determinação, segurança para tomar decisões, espontaneidade e atitudes equilibradas.

29 – STAR OF BETHLEHEM

Este floral é para choques, ou seja, quando você leva um susto muito grande, sofre um acidente, recebe uma notícia ruim ou quando sente uma desilusão que causa muita dor. Enfim, Star é para os efeitos de qualquer choque, físico, mental ou emocional. Quando se tem um trauma. Para experiências da vida como morte, aborto, perdas financeiras, mudanças.

O floral traz consolo e conforto. Costumo dizer brincando, que este floral te pega no colo e faz carinho na sua cabeça. É o floral que consola dores, tristezas e sofrimentos. Traz calma, força mental, emocional e física.

30 – SWEET CHESTNUT

Para pessoas que estão sentindo angústia extrema, desespero, sentindo que chegaram ao seu limite e não aguentam mais, vivenciando assim uma imensa tortura mental e desolação. Há também outro sentimento: solidão. Depressão, desesperança e necessidade de amparo fazem parte deste quadro.

O floral traz perseverança e determinação apesar do sofrimento, bem estar, alívio e a sensação de que não se está só.

31 – VERVAIN

Para pessoas com entusiasmo e esforço exagerados. São aquelas que se “empolgam” em suas idéias e tentam a todo custo persuadir os demais a acompanhá-las. O tipo Vervain utiliza muito sua energia mental, não relaxa e essa tensão pode deixá-lo estressado e com insônia. Costumam defender as pessoas injustiçadas com força e vontade. Tornam-se fanáticas pelo seu alto envolvimento com tudo e pelo perfeccionismo. São impulsivas e idealistas, possuem movimentos rápidos e agitados. Essas pessoas não conseguem se desligar, pois ficam mentalmente se programando sobre o que farão hoje, amanhã e depois, o tempo todo. Por terem dificuldade de relaxar, costumam queixar-se de tensão muscular, de dor nos olhos, dores de cabeça e contrações musculares.

O floral traz autodomínio, compreensão com tolerância e ação com consideração. Traz também capacidade para relaxar e disposição para ouvir.

32 – VINE

Para os que gostam de dominar os outros e sentem necessidade de poder. São autoritários, cruéis em seus métodos, ditatoriais, tirânicos e inflexíveis. Para pais de família que dominam o lar com punho de ferro. Gritam para serem obedecidos, têm de impor sua autoridade, custe o que custar, sem compaixão. O tipo Vine gosta de colocar medo nas pessoas, sendo esta, uma forma de poder sobre elas. Agem racionalmente sem utilizar o lado afetivo.

O floral traz flexibilidade, liderança sábia e compreensiva e compaixão.

33 – WALNUT

É o floral de proteção à mudanças e influências externas. Quando se tem uma sensibilidade muito grande a lugares, pessoas e situações, a ponto de ser uma “esponja” que absorve tudo, Walnut age como uma forte proteção, não deixando que estes fatores interfiram no equilíbrio da pessoa. Protege as pessoas em períodos de mudanças, “cortando o cordão umbilical” que não as deixa livres em suas vidas, quando, por exemplo, alguém se separa e não consegue se desligar do esposo, quando se muda de casa e tem-se dificuldade para adaptar-se na nova residência, ou quando se muda de emprego. Essas mudanças podem ser físicas também, como a chegada da menstruação, a menopausa, o início da dentição, etc. O tipo Walnut é hipersensível, vulnerável e extremamente perceptivo. Muitas vezes se deixam influenciar pelos que estão ao redor.

O floral acaba com as situações de dependência e de medo às mudanças. Favorece a independência e o desejo de autonomia, dá habilidade e determinação para adaptar-se a mudanças quando necessário. Ajuda no tratamento de dependências como álcool, drogas, cigarros, etc. Protege e deixa a pessoa imune à inveja, “mau-olhado” e mau humor dos outros.

34 – WATER VIOLET

Pessoas do tipo Water Violet são reservadas, não costumam e não gostam de falar de seus problemas, muito menos dar opinião aos problemas dos outros. Até mesmo quando sofrem, guardam tudo para si mesmos. Possuem um porte ereto e elegante, são orgulhosos, como se fossem superiores aos demais e acabam por isolar-se, vivendo em sua própria solidão. São retraídos e criam assim uma espécie de barreira inatingível que os separa de todos. São tensos e inflexíveis tanto fisica como mentalmente, podendo ter problemas de articulação, reumatismo, rigidez na coluna e nas juntas. Suportam a mágoa e o sofrimento em silêncio. Preferem estar sós. São pessoas que mantém a compostura, não interessando o que aconteça. Não expõem seus sentimentos.

O floral traz a capacidade de servir aos outros, serenidade e gentileza.

35 – WHITE CHESTNUT

Para pessoas que sofrem por causa de pensamentos repetitivos, indesejados, que não abandonam a mente, um diálogo interno torturante que perturba e tira a paz. São pensamentos persistentes, angustiantes e incessantes. Essas pessoas têm insônia e dificuldade para dormir, pois estes pensamentos não as abandonam e as impedem de relaxar. Costumam ficar “ruminando” durante o dia todo acontecimentos que ocorreram durante a manhã. Ficam argumentando mentalmente seus problemas e conversas consigo mesmas repetidamente, como se tivessem um “disco arranhado” dentro da cabeça.

O floral traz calma e clareza mental, a pessoa passa a não se preocupar à toa.

36 – WILD OAT

Esta é a essência para as pessoas que não conseguem encontrar o seu caminho na vida. Possuem uma indefinição que os tortura, pois os deixa perdidos em relação a que rumo seguir, fazendo com que tentem vários caminhos, sem encontrar satisfação em nenhum deles, tornando-se frustrados com isso. O tipo Wild Oat se desanima e se torna insatisfeito pela sua indecisão, suas metas são pouco claras e sem harmonia interior. Sentem que a vida está passando e que, apesar de seu talento, não conseguem descobrir atividades que lhes tragam satisfação e realização.

O floral traz otimismo, determinação, capacidade de dar o primeiro passo e pode ajudar também na escolha de uma carreira, pois torna claros os talentos e ambições, dando direção à pessoa.

37 – WILD ROSE

São pessoas sem o mínimo de vontade própria. Falta-lhes energia vital, não vivem, vegetam. Não apresentam interesse pela vida. São resignadas e apáticas. Se acontece algo ruim, é porque tinha que acontecer e tudo bem, se ficam doentes, a vida é assim mesmo; não se esforçam para mudar as situações, as aceitam simplesmente, sem gostar ou deixar de gostar. Não são felizes nem tristes, parecem mortas, não possuem expressão e sua voz é monótona. Sua companhia aborrece e deprime as pessoas por sua falta de interesse e por serem acomodadas. Não vivem suas vidas, são meros espectadores e não participadores e vivenciadores de sua existência. Costumam ficar sentadas diante da televisão. São vazias.

O floral traz interesse pela vida, energia vital e forças para participar ativamente da vida.

38 – WILLOW

Para pessoas com ressentimento e amargura. Sentem-se vítimas do destino e costumam culpar as outras pessoas pelos seus erros. É o típico rabugento, que vive sempre de cara fechada. Sentem inveja da felicidade, sorte e sucesso dos outros, por isso tornam-se pessoas resmungonas e irritadiças. São negativas e acabam se tornando verdadeiros desmancha-prazeres. São rancorosas, vingativas, não perdoam, nem esquecem e muitas vezes sentem raiva. Sentem pena de si mesmas e são amarguradas porque sentem que a vida tem sido injusta com elas. Tomam sem dar, aceitam ajuda com se fosse um direito seu e obrigação dos outros, por isso são mal-agradecidas.

O floral traz perdão e reconhecimento dos erros cometidos, senso de humor e otimismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s