Naturologia

A palavra naturologia se refere ao estudo das terapias naturais (ou complementares) visando à saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

A Naturologia está voltada para a saúde integral do ser humano, ou seja, considera os aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais e energéticos do indivíduo e se baseia em conhecimentos tradicionais, agregados aos conhecimentos científicos atuais, buscando o equilíbrio do ser humano.

Naturólogo

O Naturólogo é o profissional que utiliza as terapias naturais no tratamento e prevenção de doenças, equilibrando e transmitindo bem-estar às pessoas.

A Naturologia está voltada para a saúde integral do ser humano, ou seja, considera os aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais e energéticos do indivíduo.

A visão integral do naturólogo é o diferencial deste profissional, o tratamento não é focado apenas nas técnicas terapêuticas, mas no ser humano como um todo, como ser único, em todos os seus aspectos. Além disso, o naturólogo busca tratar a causa, e não apenas os sintomas apresentados, para alcançar a verdadeira cura.

Formação

O curso de graduação de Naturologia uma proposta inovadora de graduação na área da saúde recente ainda no Brasil, surgiu em 1998, na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, em Florianópolis (Santa Catarina), e atualmente também é oferecido em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi.

O curso é reconhecido pelo MEC e tem duração de quatro anos e meio. O curso possui um currículo completo e diferenciado, além das terapias naturais, aborda disciplinas como anatomia, fisiologia, farmacologia, psicologia, física quântica, bioética, primeiros socorros, antropologia, entre outras, bases para o melhor entendimento do ser humano.

Interagente

É importante que a pessoa que busca o naturólogo participe ativamente do cuidado com a própria saúde, por isso, na naturologia não é usado o termo “paciente”, que passa a idéia de passividade, e sim “interagente”, mostrando a importância de interagir com o tratamento, o que é fundamental para a obtenção de bons resultados. É essencial que a pessoa procure o tratamento por vontade própria, que esteja aberta a mudanças, comprometida com os atendimentos e siga as orientações do Naturólogo, introduzindo-as no seu dia-dia.

Tratamento

Os motivos pelo qual as pessoas buscam tratamento são os mais variados – desequilíbrios físicos (como problemas digestivos, circulatórios ou dores em geral), emocionais e mentais (como estresse, insônia, ansiedade, relaxamento), prevenção de doenças, relaxamento, auto-conhecimento e promoção de saúde.

O objetivo do tratamento é restabelecer o equilíbrio físico, emocional, mental e energético promovendo, assim, a manutenção da saúde integral e a melhora da qualidade de vida da pessoa.

No primeiro atendimento, normalmente, é realizada uma entrevista a respeito do motivo que levou a pessoa a procurar o tratamento, além de aspectos da sua saúde física, mental e emocional, do estilo de vida e do ambiente em que vive. Esta reflexão é importante para que se tenha noção dos fatores que estão levando a pessoa a adoecer e não tratar os sintomas isoladamente. O tratamento é elaborado a partir desse primeiro encontro, por isso é essencial que a pessoa seja verdadeira com as informações passadas ao naturólogo.

Os tratamentos estabelecidos são variados e orientados de forma individualizada e totalmente exclusiva, sempre preservando a integridade e livre escolha do indivíduo.

Terapias Complementares

As terapias naturais são selecionadas de acordo com o objetivo do tratamento e podem ser usadas separadamente ou em conjunto num mesmo atendimento, associando propriedades e potencializando os seus resultados.

As terapias naturais ou complementares utilizadas nos tratamentos são:

Florais de Bach – Utilização de essências florais que visam equilibrar os estados emocionais e mentais específicos como medo, desânimo, preocupação excessiva, ansiedade, cansaço, agitação, impaciência, raiva, mágoa, etc.

Fitoterapia – Utilização de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento e prevenção de doenças em suas diferentes formas (chás, tinturas, cápsulas, xaropes, banhos, compressas, etc).

Aromaterapia – Utilização de óleos essenciais das plantas medicinais com fins terapêuticos. Óleos essenciais são substâncias naturais presentes em diversas partes das plantas responsáveis por seus odores aromáticos e podem ser usados em óleos ou cremes para massagem, inalação, banhos, escalda-pés, aromatização de ambientes, etc.

Massoterapia – Tratamento realizado através de massagens. Tem por objetivo reequilibrar as funções do organismo e proporcionar bem-estar geral do corpo, mente e emoções.

Terapia das Pedras Quentes – É uma técnica de massagem realizada com pedras aquecidas que traz equilíbrio para o corpo e para a mente.

Liberação Miofascial – Terapia manual suave, aplicada em tecido conjuntivo (fáscia), indicada para diversos desequilíbrios, como dores de qualquer origem, ansiedade, insônia, dores de cabeça, drenagem linfática, etc.

Reflexoterapia – Técnica específica de massagem aplicada nos pés, capaz de avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meio de estímulos nos pontos reflexos relacionados aos órgãos, sistemas ou estados emocionais.

Auriculoterapia – Técnica terapêutica que restabelece a saúde do organismo através de estímulos em pontos reflexos localizados na orelha.

Outras terapias também podem ser aplicadas ou orientadas para potencializar o tratamento, se necessário, como a Trofoterapia (orientações alimentares), a Arteterapia (utilização da arte como forma de expressão), a Hidroterapia (uso da água em diferentes temperaturas e formas de aplicação) e a Cromoterapia (utilização da freqüência vibracional das cores para restaurar o equilíbrio), entre outras.

Anúncios

Um comentário em “Naturologia

  1. Gostaria de saber quais os orgaos que se deve tratar em reflexologia para tratar a depressao e se possivel o porque de serem esses orgaos tratados. obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s