Hidroterapia

A hidroterapia é um tipo de tratamento que utiliza a água, em qualquer uma das suas formas (sólida, líquida ou gasosa) para promoção da saúde. Pode ser utilizada interna ou externamente, dependendo dos objetivos esperados:

Através da hidroterapia é possível relaxar ou tonificar o organismo, equilibrar o sistema circulatório, melhorar a digestão, estimular o sistema imunológico, diminuir a sensação de dor, auxiliar na desintoxicação do organismo, entre outros benefícios. É indicada como tratamento complementar de diversas doenças: cólicas menstruais, pressão alta ou baixa, insônia, constipação intestinal, dor de garganta, dor nas costas, problemas respiratórios, entre outras.

O uso interno se dá através da ingestão de águas naturais de composições específicas. O Brasil é considerado um dos países mais ricos em fontes hídricas e conta com diversas estâncias hidrominerais, onde se encontram fontes com diferentes indicações terapêuticas. Outra forma de uso interno da água é através de clisteres, para limpeza intestinal.

O uso externo pode ser subdividido em três tipos: o primeiro compreende banhos completos ou parciais, duchas, vapores, pachos, além de compressas; o segundo tipo é praticado dentro de piscinas, através de exercícios específicos e o terceiro é a talassoterapia que utiliza a água do mar e seus elementos.

Nos tratamentos com duchas, banhos e compressas a água pode ser fria, morna ou quente, de acordo com as indicações específicas.  Sua aplicação pode ser localizada ou no corpo inteiro e o tempo de aplicação é fundamental para se obter os resultados esperados.

Vale ressaltar que o próprio banho que tomamos diariamente já é uma forma de hidroterapia – a água fria, por exemplo, tonifica e estimula o organismo; a água quente, é relaxante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s