Naturologia

A palavra naturologia se refere ao estudo dos recursos naturais. A naturologia aplicada aborda o ser humano de forma integral e busca promover, manter e recuperar a saúde desse, através das terapias naturais, baseando-se em métodos milenares de condutas terapêuticas como a Medicina Tradicional Chinesa, a Medicina Ayurveda e Xamânica.

O curso de naturologia aplicada é uma proposta inovadora de graduação na área da saúde que surgiu pioneiramente em 1998, na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). O curso é reconhecido pelo MEC e atualmente oferecido em duas universidades, na UNISUL, em Florianópolis/SC e na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo/SP.

O bacharel em naturologia, também chamando de naturólogo, é capacitado a utilizar diversas práticas naturais: massoterapia, reflexoterapia, hidroterapia, geoterapia, cromoterapia, fitoterapia, florais de Bach, aromaterapia, arteterapia, entre outras.

A naturologia considera a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida como um de seus pilares, aliado às noções de prevenção de doenças e do tratamento através das práticas naturais. O naturólogo busca realizar a educação em saúde construindo uma relação terapêutica que fortaleça a autonomia do indivíduo e o convida a refletir sobre seu papel ativo na terapia. Por isso ao invés de “paciente” (que remete à passividade), o termo “interagente” é designado à pessoa que busca o auxílio à saúde através da naturologia.

A abordagem terapêutica é holística e considera, além dos aspectos físicos, mentais e emocionais do individuo, suas relações sociais e com o meio ambiente, seus hábitos alimentares, de atividade física, lazer e comportamento preventivo.

As terapias naturais não têm por objetivo substituir a medicina convencional, por isso não são mais chamandas de alternativas, mas sim complementares ou integrativas, pois complementa e integra os cuidados da saúde, trabalhando de forma integrada a equipes interdisciplinares, agregando qualidade nos resultados esperados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s