Acupuntura

A acupuntura é um tratamento milenar de saúde, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, e consiste na inserção e manipulação de agulhas, em determinadas partes ou pontos do corpo. Além da agulha, existem outras formas de tratamento, como uso de moxabustão, ventosa, laser, semente, esfera, magneto e até mesmo com o auxílio de estimuladores elétricos.

A técnica ficou famosa no ocidente em função de sua eficácia no tratamento de dores músculo-esqueléticas, porém a acupuntura visa o bem estar através da prevenção e cura de doenças, sejam elas físicas ou emocionais, como enxaqueca, depressão, fibromialgia, ansiedade, obesidade, estresse, insônia, hipertensão, doenças respiratórias, distúrbios gastrointestinais, neurológicos e psiquiátricos, auxilia no abandono de vícios entre outros. Além disso, sua utilização estende-se hoje em tratamentos estéticos, na redução de gordura localizada, celulite, estrias e marcas de expressão.

Sua eficácia é comprovada cientificamente. Segundo pesquisas a inserção da agulha estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes. A mensagem gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central, liberando várias substâncias químicas chamadas neurotransmissores, os quais desencadeiam múltiplos efeitos sistêmicos, tais como analgésico, relaxante muscular, antiinflamatório e estimulante da função imunológica e endócrina.

Com a técnica correta e um bom profissional, a acupuntura é um procedimento muito seguro e eficaz.

dreamstime_m_91998351A introdução das agulhas, em geral, não provoca dor. Contudo, o “efeito acupuntura” depende da profundidade e manipulação do agulhamento de forma adequada, o que pode provocar algumas sensações como “peso”, “distensão”, ou uma leve sensação de “choque”, que podem indicar o efeito terapêutico alcançado.

As agulhas, que devem ser estéreis e descartáveis, são inseridas nos pontos e permanecem no corpo por 30 minutos. É comum o paciente dormir neste período, em função do relaxamento trazido pelo equilíbrio orgânico.

O número de sessões varia de acordo com a doença e com o indivíduo, mas logo após a primeira sessão já é esperado algum grau de melhora. Após dez sessões já é possível ter uma ideia mais clara do quanto a acupuntura pode ajudar.

Anúncios

Um comentário em “Acupuntura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s