Óleo Essencial de Alecrim

O Rosmarinus officinalis L. é uma das espécies aromáticas mais antigas e utilizadas pela humanidade. Seu nome significa “orvalho do mar”. No mediterrâneo, sua região de origem, havia o hábito de secar as vestes brancas em cima do Alecrim – não somente porque o sol faz a planta liberar um aroma agradável à roupa, mas porque também é bom para espantar traças.

Para extração de 10ml do óleo essencial de Alecrim, são necessários de 700 gramas a 1 quilo da planta.

Tônico, estimulante, é um óleo que anima, alegra, combate a apatia e a melancolia. O Alecrim é um óleo essencial versátil. Pode ser usado em casos de depressão, dores de cabeça, congestão no peito, gripe e dores musculares.

O óleo essencial de Alecrim alivia dores de cabeça e enxaquecas, especialmente quando associadas a problemas gástricos. É um agente analgésico não muito sedativo, que ajuda a amenizar a gota, a dor reumática e o cansaço muscular por excesso de esforço.

Estimulante da circulação. É um elemento tonificante para o coração e um estimulante cardíaco valioso, normalizando a pressão arterial em caso de hipotensão.

Destaca-se a propriedade do Alecrim de aumentar a concentração, por isso pode ser usado no ambiente onde se está trabalhando ou estudando para melhorar o desempenho. O óleo essencial de Alecrim revitaliza as células cerebrais, clareia a mente e estimula a memória. É ótimo para esforço mental excessivo, cansaço em geral e letargia.

O Alecrim também faz bem para os cabelos. Ele previne a queda de cabelo, a caspa e estimula o crescimento. Uma gota de óleo essencial misturada na quantidade de shampoo a ser utilizada para a lavagem dos cabelos é o suficiente.

Mas o Alecrim não pode ser usado por qualquer pessoa. O uso durante a noite pode perturbar o sono.

O óleo essencial é contra-indicado para pessoas com diagnóstico de epilepsia e  hipertensão. Mulheres grávidas e quem está fazendo tratamento com homeopatia também não devem utilizar o Alecrim, em virtude da cânfora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s