Dry Needling

Dry Needling (Agulhamento Seco) tem como principal objetivo o alívio da dor miofascial através da desativação dos pontos gatilho miofasciais. Há diversos estudos fornecendo evidências que o Agulhamento Seco é mais eficaz para o alívio da dor que outras técnicas, incluindo aplicação de anestésicos locais.

Consiste na inserção e manipulação repetida de uma agulha fina e flexível em pontos gatilhos para produzir uma resposta de espasmo local, ou seja a agulha é aplicada no local da dor, provocando relaxamento muscular.

Ponto gatilho é um ponto com hiperirritabilidade e hiperatividade no músculo esquelético que está associado com um nódulo palpável hipersensível. Esta área se torna dolorosa no local e também pode irradiar em padrões previsíveis.

Inicialmente o Dry Needling foi utilizado unicamente no tratamento de pontos gatilho, no entanto considerando os mais recentes estudos se observa que existem resultados consistentes no controle da dor musculoesquelética, não somente miofascial.

acupuncture backPara a aplicação da técnica são utilizadas as mesmas agulhas da Acupuntura, mas existem diferenças entre as duas técnicas, sendo que o Dry Needling não pode ser considerado Acupuntura.

No Dry Needling a agulha é inserida em pontos gatilhos, para tratamento de dor miofascial. A redução da dor se dá pela inativação dos pontos gatilho. Já na Acupuntura são utilizados pontos de energia encontrados nos meridianos para diversas condições patológicas, incluindo viscerais e sistêmicas. O alívio de dor na Acupuntura ocorre através da liberação de endorfinas e equilíbrio das energias. Para aplicação da Acupuntura é essencial o curso de formação, já que envolve conceitos específicos da Medicina Tradicional Chinesa.

Considerado um procedimento seguro, o Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada e única.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s