Acupuntura

A acupuntura é tão antiga, que sua origem se perde no tempo. A técnica consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, localizados em canais energéticos (meridianos). De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura visa equilibrar as energias Yin e Yang, regular a energia, o sangue, as funções dos órgãos e vísceras e melhorar as defesas do corpo.

A acupuntura funciona basicamente através de estímulos conduzidos ao sistema nervoso, que provocam reações no organismo, como bloqueio da dor, redução de informações entre os diversos neurônios, relaxamento da musculatura em espasmo, estímulo das funções imunológicas e da secreção de hormônios, além do aumento da concentração de neurotransmissores importantes, como endorfina e serotonina.

Woman getting an acupuncture treatment in a spa

Embora seja conhecida para o tratamento de dores, a acupuntura pode tratar muitas doenças, sejam elas físicas ou emocionais, como enxaqueca, depressão, fibromialgia, ansiedade, obesidade, estresse, insônia, hipertensão, doenças respiratórias, distúrbios gastrointestinais, neurológicos e psiquiátricos, auxilia no abandono de vícios entre outros.

Além das agulhas, os pontos de acupuntura podem ser estimulados pela moxabustão, ventosa, laser, semente, esfera, magneto e estimulador elétrico.

A utilização da acupuntura estende-se hoje em tratamentos estéticos, na redução de gordura localizada, celulite, estrias e marcas de expressão.

A maior parte dos pacientes não sente dor durante a sessão de acupuntura (não sente nada ou sente uma dor ligeira, absolutamente suportável). Isso ocorre porque as agulhas são muito finas e sua aplicação segue técnicas especiais. A dor pode ser comparada com uma picada de mosquito – rápida e de pequena intensidade.

A acupuntura possui bastante comprovação científica, oferecendo, portanto, uma segurança na sua eficácia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s