Naturologia

A palavra naturologia se refere ao estudo das terapias naturais (ou complementares) visando à saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

A naturologia se baseia em conhecimentos tradicionais, agregados aos conhecimentos científicos atuais, buscando o equilíbrio do ser humano.

O curso de graduação de Naturologia é recente ainda no Brasil, surgiu em 1998, na Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, em Florianópolis (Santa Catarina), e também é oferecido em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi.

O curso é reconhecido pelo MEC e tem duração de quatro anos e meio. Além das terapias naturais, o curso aborda disciplinas como anatomia, fisiologia, farmacologia, psicologia, física quântica, entre outras, bases para o melhor entendimento do ser humano.

Naturólogo

O Naturólogo é o profissional que utiliza as terapias naturais no tratamento e prevenção de doenças, equilibrando e transmitindo bem-estar às pessoas.

A Naturologia está voltada para a saúde integral do ser humano, ou seja, considera os aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais e energéticos do indivíduo.

A visão integral do naturólogo é o diferencial deste profissional, o tratamento não é focado apenas nas técnicas terapêuticas, mas no ser humano como um todo, como ser único, em todos os seus aspectos. Além disso, o naturólogo busca tratar a causa, e não apenas os sintomas apresentados, para alcançar a verdadeira cura.

Interagente

É importante que a pessoa que busca o naturólogo participe ativamente do cuidado com a própria saúde, por isso, na naturologia não é usado o termo “paciente”, que passa a idéia de passividade, e sim “interagente”, mostrando a importância de interagir com o tratamento, o que é fundamental para a obtenção de bons resultados. É essencial que a pessoa procure o tratamento por vontade própria, que esteja aberta a mudanças, comprometida com os atendimentos e siga as orientações do Naturólogo, introduzindo-as no seu dia-dia.

Tratamento

Os motivos pelo qual as pessoas buscam tratamento são os mais variados – desequilíbrios físicos (como problemas digestivos, circulatórios ou dores em geral), emocionais e mentais (como estresse, insônia, ansiedade, relaxamento), prevenção de doenças, relaxamento, auto-conhecimento e promoção de saúde.

O objetivo do tratamento é restabelecer o equilíbrio físico, emocional, mental e energético promovendo, assim, a manutenção da saúde integral e a melhora da qualidade de vida da pessoa.

No primeiro atendimento, normalmente, é realizada uma entrevista a respeito do motivo que levou a pessoa a procurar o tratamento, além de aspectos da sua saúde física, mental e emocional, do estilo de vida e do ambiente em que vive. Esta reflexão é importante para que se tenha noção dos fatores que estão levando a pessoa a adoecer e não tratar os sintomas isoladamente. O tratamento é elaborado a partir desse primeiro encontro, por isso é essencial que a pessoa seja verdadeira com as informações passadas ao naturólogo.

Os tratamentos estabelecidos são variados e orientados de forma individualizada e totalmente exclusiva, sempre preservando a integridade e livre escolha do indivíduo.

Anúncios